Procedimentos Estéticos

Botox( Toxina Botulínica tipo A)

informações aos pacientes

A cirurgia

A Toxina Botulínica impede a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e o músculo (bloqueando a liberação de acetilcolina). Com isso o músculo é paralisado. A utilização da Toxina Botulínica no campo da estética deve-se ao fato de que as rugas dinâmicas da face (pés de galinha, rugas da testa ou entre as sobrancelhas) são devidas à contração muscular. Logo, se paralisados os músculos que as produzem, não haverá mais formação de rugas! É nestes músculos específicos que o cirurgião plástico aplica a Toxina Botulínica, através de uma injeção de agulha extremamente fina.

A aplicação é rápida (cinco minutos) e pouco dolorosa. A paralisação muscular começa após 48 horas, se mantém em média por seis meses e não deixa o paciente sem expressão facial.

A volta da ação muscular, e portanto das rugas, ocorre devido à reinervação do músculo. Quando isso ocorrer pode ser refeita a aplicação.

Entre as poucas contra-indicações estão doenças neurológicas, alergia ao produto, gravidez e o uso de alguns antibióticos específicos.

Por ser de aplicação rápida, proporcionar grande atenuação das rugas dinâmicas com resultados quase que imediatos, a Toxina Botulínica tornou-se a grande coqueluche do momento no campo da estética facial.

Incisões

A injeção é aplicada na testa e na parte lateral dos olhos. Pode ser aplicada também no pescoço diminuindo as bandas de platisma. A ação paralisante sobre o músculo dura aproximadamente 3 a 6 meses. Este tempo varia de paciente para paciente podendo ser mais longo.

Tempo de cirurgia

A aplicação é feita no tempo de uma consulta.

Anestesia

Aplica-se pomada anestésica ou gelo no local entre 15 a 30 minutos antes do procedimento.

Pós-operatório

Não existem efeitos colaterais. Eventualmente podem aparecer equimoses. Não há necessidade de repouso e o paciente pode retomar suas atividades imediatamente.